quinta-feira, 28 de maio de 2009

Retomando os Trabalhos!

Olá pessoal! Faz algum tempo que não atualizo o blog, é que estive muiiittoooo ocupado com o trabalho...

Bom, hoje vou começar a entrar nos detalhes do nosso projeto, finalmente! Vou falar um pouco do pygame, a biblioteca Python utilizada no desenvolvimento de jogos. Esta biblioteca irá nos fornecer praticamente tudo o que precisamos para desenvolver um jogo em Python, no que se diz respeito a parte programática da coisa.

Como é sabido, na história do desenvolvimento de jogos quase sempre se utilizam linguagens de baixo nível, tais como C/C++. Isto ocorre devido ao fato da necessidade de desempenho que está implícita na programação de jogos.

No entanto, tal desempenho vem com um custo. O desenvolvedor passa a ter que tratar de detalhes que não têm relação com o desenvolvimento do jogo propriamente dito, tais como o gerenciamento de memória e o tratamento de erros. Outro detalhe é que no desenvolvimento de jogos sempre temos algumas características que estão sempre presentes, tais como os sprites - figuras animadas ou não, e as rotinas que manipulam estes sprites, utilização de sons, recursos de rede, etc. Tendo isto em mente, surgiram várias bibliotecas dedicadas a facilitar a vida dos desenvolvedores de jogos, oferecendo o suporte básico a tais funcionalidades. Este é o caso da biblioteca SDL, a qual é a base da biblioteca pygame.

Ou seja, temos a biblioteca SDL, totalmente otimizada para linguagens de baixo nível, e temos o pygame, que possibilita o acesso a SDL através da linguagem Python. Isto torna o desenvolvimento de jogos utilizando Python uma realidade, já que temos apenas que nos preocupar com a criação do jogo em si, e, uma vez que com Python temos uma forma simples de expressar nossas ideias, deixando os detalhes de baixo nível para o pygame, podemos focar apenas na parte criativa.

Conceitos Básicos

O loop principal de um jogo é bastante simples. Basicamente temos que tratar os eventos, tais como o movimento do mouse ou uma tecla ser pressionada ou a recepção de dados via rede, executar a inteligência artificial e então o desenho do plano de fundo e de personagens visíveis. Vejamos abaixo como isso é feito de um modo geral:

01. Inicializar estruturas internas
02. Carregar dados do jogo
03. Repetir:
04.    Capturar e tratar eventos
05.    Executar a inteligência artificial
06.    Desenhar plano de fundo
07.    Desenhar personagems
08.    Emitir sons se necessário
09. Terminar o loop se o usuário deseja terminar o jogo.

Este pseudo código resume o laço principal de qualquer jogo, por mais avançado que seja, sempre terá um loop parecido com este.

No próximo post pretendo mostrar os passo para a criação de um jogo bem simples, onde o jogador controla uma nave espacial e deve derrotar os inimigos, no estilo "vertical scroller", ou seja, os inimigos irão aparecer no topo da tela e seguirão para baixo tentando acertar a nave do jogador. Espero postar uma primeira parte ainda hoje, ou no máximo amanhã. Então fiquem ligado!

Nenhum comentário: