quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Arte de Programar Computadores

O  que é programar?
Apesar de parecer estranho, muitas pessoas não sabem - ou não entendem, o que significa programar um computador. Faço analogia aos antigos vídeo cassetes. Nestes aparelhos uma pessoa poderia "programá-lo" para que o mesmo gravasse um determinado canal por um período de tempo específicado. Ou seja, o usuário, utilizando algumas regras, informa ao aparelho uma ação que este deve tomar. Programar um computador é algo parecido, respeitadas as devidas proporções.
Você que está lendo este blog neste momento também está utilizando alguns programas que foram escritos por alguns milhares de programadores mundo afora. Se você utiliza o Windows, saiba que este é um programa especial escrito pelos programadores da Microsoft. Usando o Internet Explorer? Este também é um programa escrito pelo pessoal da Microsoft. Não usa Windows? Que tal o Linux? O Firefox? 
Todos são programas escritos por programadores. O caso do Linux é bem interessante, pois este é escrito por milhares de programadores espalhados pelo mundo de forma colaborativa, utilizando a Internet para sincronizar seus esforços. Tanto o Linux como o Windows são programas especiais, denominados "Sistemas Operacionais". Os sistemas operacionais nada mais são que um suporte para que os programas que usamos no dia a dia. 
Resumindo, programar um computador é determinar quais ações este deve tomar, seguindo uma sequência lógica.
Eu sou uma pessoa que gosto muito de praticar, e acredito que um aprendizado só é completo se envolver uma boa dose de prática. Sendo assim, vamos à prática!
Caso você não entenda alguns dos termos que utilizarei nos parágrafos a seguir, não se espante, eles farão sentido mais tarde.
A primeira coisa que devemos fazer é instalar o interpretador da linguagem Python. Faça o download clicando aqui. Neste curso, utilizaremos a versão 2.5.2 do interpretador, embora já existam versões mais novas. Não se preocupe, o motivo para não utilizar a versão mais recente é puramente didática.
Uma vez instalado, devemos executar o interpretador. Se você utiliza o Windows, pode encontrar o interpretador no menu Iniciar, dentro da pasta Programas / Python 2.5. Selecione o item "Python (Command Line)". Caso utilize Linux ou Mac OS X, abra um terminal e digite "python", sem as aspas, seguido da tecla "enter", ou "return" no caso do Mac OS X.
Você terá na tela algo parecido com isto:
Python 2.5.2 (r252:60911, Jun  5 2008, 11:31:51)
[GCC 4.0.1 (Apple Inc. build 5465)] on darwin
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>
Este é o "prompt" do interpretador. Aqui podemos escrever e testar programas de forma interativa, ou seja, as ações são executadas na medida que nós as escrevemos, linha a linha.
Como é tradição no ensino de linguagems de programação, o primeiro programa que escrevemos é conhecido como "Hello World" ou "Olá Mundo". O objetivo deste primeiro programa apenas é fazer com que o computador imprima na tela este texto. Em Python, isto não poderia ser mais simples, basta digitar, após o ">>> ":
print "Hello World"
Seguido da tecla "enter". Como resposta, o interpretador irá imprimir o texto "Hello World", exatamente como esperado. Incrível, não? Pois é, bem vindo ao mundo da programação! Você é agora o mais novo programador de computadores!
Por enquanto é só. A minha ideia inicial era escrever mais detalhes sobre o projeto que pretendo desenvolver durante este "curso". Mas me alonguei demais na teoria. Fica a promessa para a próxima semana. Mas posso adiantar que o projeto tem como objetivo escrever um jogo multiplayer, um jogo simples - damas, afinal este é um curso introdutório! Mas não se deixem enganar, tal projeto irá envolver muitas técnicas de programação.
Ficamos por aqui! Até a semana que vem.

Nenhum comentário: