quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Post Inaugural

Aprendendo a Programar com Python
Este Blog é fruto de algumas observações que tenho feito conversando com bons amigos. Um dos que me influenciaram foi Astênio Araujo. Numa conversa durante o jantar em comemoração à colação de grau de um amigo em comum, Edmilson Barreto, ele me contou como o seu blog obteve um relativo sucesso, e a dica foi "escreva sobre algo que você tenha interesse". 
Mas este não foi o único motivador para a criação deste blog, foi apenas o motivador para tomar a ação! Eu sempre tive interesse em escrever algo voltado para a programação e, nos últimos anos, tenho convivido com a linguagem Python, a qual acho uma excelente escolha para quem está começando a programar. 
Já ministrei alguns mini-cursos sobre Python enquanto era aluno de graduação na UFRN, onde os participantes se mostrarem empolgados com o resultado que pode ser obtido com a dedicação de apenas algumas horas. 
Por fim, recentemente um outro amigo me procurou para saber a respeito de cursos na área, pois ele tem interesse em dar os primeiros passos em direção à arte da programação de computadores. Após alguma procura, verificamos que na nossa cidade apenas um curso utiliza a linguagem Python, voltada para a progração de aplicações WEB, que é ministrado pela Diginet.
Este blog visa então, satisfazer minha vontade pessoal e dar mais uma opção a quem quer se aventurar neste novo mundo. Outro objetivo deste blog é testar minha disciplina pessoal.
A ideia é publicar posts semanais, sempre introduzindo um novo conceito e propondo um exercício quando possível. Serão estabelecidas algumas metas - sejam elas de curto ou médio prazo - para que possamos ter um caminho bem definido.
Por enquanto é só! Na próxima semana irei escrever um pouco sobre o que é programar e descrever o projeto que tenho em mente para realizar durante essa jornada.

3 comentários:

welrbraga disse...

Legal,

Só faltou citar a existência de uma comunidade de desenvolvedores Python no Brasil para ajudar os iniciantes a encontrar mais informações sobre o assunto e verem que não estão sozinhos:

site: http://www.pythonbrasil.com.br
lista de discussão: http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/python-br

Anônimo disse...

É depois que minha vida na blogosfera começou, tenho encontrado muitos blogs bons, mas nunca um com essa atitude tão "a frente do tempo" um "Tuto-Blog", espero poder aprender muito, se for o esperado colocarei um link seu na minha lista de blogs da http://warpcoe.com.br


Parabéns!

nitrofurano disse...

uma pergunta sobre Pygame (não sei se é algo que se sente confortável): há maneira de termos sprites em arrays ao invés de variaveis simples? fiz http://pastebin.com/f2b05bf70 agora a pouco, trabalhar com 4 sprites diferentes não parece complicado, mas quando são centenas, a situação complica um bocado, e utilizar arrays ao invés de variaveis simplificaria um bocado o processo todo...